segunda-feira, 9 de junho de 2008

SOBRE O MOVIMENTO SLAM POETRY

Histórico

Os encontros de “slam poetry”[1] foram idealizados em 1985 pelo norte-americano Marc Smith. Poeta e operário da construção civil, Smith passou a realizar os recitais de poesia em um clube de jazz de Chicago, com a intenção de trazer “novos ares ao formato de leitura de poesia em eventos de ´open mic` [microfone aberto]”[2] _onde qualquer pessoa pode subir ao palco e apresentar seu texto.

Tão logo o evento se popularizou, Smith definiu as regras para sua realização. A estrutura básica é a de um “open mic”, onde os performers apresentam textos próprios, num determinado período de tempo (geralmente, três minutos). Ao final, o público escolhe quais foram as melhores interpretações.

Em 1986, os encontros de “slam poetry” se espalharam por outras cidades dos Estados Unidos, o que levou a criação de uma grande competição anual nacional, a National Poetry Slam.

Após tornar-se pop, a prática do “slam” foi tema do documentário, Slam Nation; um filme “Slam”, obra de Marc Levin premiada com o Grande Prêmio do Júri no Sundance Film Festival, e a Câmera d`Or, em Cannes; além de ter inspirado a criação de uma série de televisão, “Russel Simons Presents Def Poetry”, de produção da emissora norte-americana HBO.

***


[1] Segundo reportagem “Trovadores Urbanos”, publicada no jornal “Valor” (caderno “Eu & Fim de Semana”, 23/2/2007), “slam” vem da expressão em inglês “slam the door [bater a porta], ou seja, causar impacto no público com palavras, versos, textos
[2] De acordo com informações do site www.slampapi.com.

Nenhum comentário: